VPN no celular: Tudo que você precisa saber

*Última atualização em: 04/01/2021

Provavelmente você viu a palavra VPN na configuração do seu celular e ficou curioso(a) para saber o que significa.

VPN ou Virtual Private Network (Rede Privada Virtual) é uma alternativa excelente se você quiser ocultar sua atividade online e/ou usar o WiFi público com mais segurança.

A VPN pode ser configurada em vários dispositivos – como PC, notebook, smartphones e tablets – e roteadores.

As melhores VPNs irão desbloquear aplicativos e sites de qualquer lugar do mundo, além de oferecer ótimos recursos de segurança, velocidades rápidas para streaming e facilidade para baixar e enviar torrents de forma anônima, desbloquear Netflix Americana, BBC iPlayer, IPTV e mais.

Formas de configurar a VPN no seu celular

Quando você assina o serviço de uma VPN e decide configurá-lo em seu celular, pode fazê-lo de duas formas. 

1. Configuração manual – é feita através das configurações do seu celular. É a forma mais complexa, pois você precisará inserir todos os dados.

2. App VPN – você terá que baixar o aplicativo VPN na Apple Store ou pela Play Store e inserir os dados do login que você escolheu durante a compra da assinatura VPN.

Caso você já tenha o serviço VPN e queira saber como configurar a sua VPN, clique aqui.

As vantagens de ter uma VPN configurada em seus dispositivos são diversas.

Não perca a oportunidade de proteger a sua identidade online, além de acessar sites e aplicativos bloqueados por causa da sua geolocalização.

Veja abaixo as VPNs que tiveram os melhores resultados em nossos testes.

Melhores VPNs para celular

1- ExpressVPN: O melhor serviço VPN de 2020. Uma das VPNs mais rápidas e seguras, que pode desbloquear a Netflix americana e muito mais. Leia o resumo 

2- NordVPN: Ótimo custo-benefício e fácil de usar. Leia o resumo

3- Surfshark: a VPN mais barata desta lista, que também pode desbloquear 12 bibliotecas do Netflix. Leia o resumo

 

1. ExpressVPN - Melhor VPN de 2020

PRÓS

CONTRAS

Melhor preço: $ 6,67 / mês no plano de 12 meses + 3 meses GRATIS. Veja todos os planos disponíveis.

ExpressVPN é a nossa melhor escolha para celular. Seu aplicativo VPN personalizado é muito fácil de instalar e usar. 

Possui velocidades rápidas e consistentes em toda a rede do servidor VPN, além de ser ideal para streaming em HD.

A ExpressVPN não coleta registros de usuários, além de proteger todas as conexões VPN com criptografia AES-256. Mas é claro que esses não são os maiores diferenciais da ExpressVPN.

Se você deseja usar uma VPN para assistir a Netflix nos Estados Unidos, a ExpressVPN oferece um dos poucos serviços que garantem sempre um número suficiente de endereços de IP para ultrapassar o bloqueio criado pela Netflix.

A velocidade dos servidores ExpressVPN é a melhor de todos os serviços VPN que testamos. Isso se aplica não apenas à velocidade em si, mas também ao tempo que leva para se conectar a cada servidor. É extremamente rápido!

A ExpressVPN demonstrou em todos os testes realizados que possui a conexão mais estável ​​em relação a todos os VPNs desta lista.

Também é importante ressaltar que a ExpressVPN está disponível em todos os dispositivos (PC, Mac, Android, iPhone, tablets e vários consoles de jogos), pois nem todos os serviços VPN atendem a esse requisito, além de estar disponível para o idioma português.

É possível testar a conexão do servidor escolhido através do velocímetro para verificar a qualidade de sua conexão.

Você também recebe sugestões de endereços de IP mais rápidos, se estiverem disponíveis, para ter uma experiência sem buffering.

O atendimento ao cliente está disponível 24 horas por dia, se você tiver alguma dúvida ou problema ao utilizar o serviço.

A ExpressVPN também oferece uma garantia de devolução do seu dinheiro em 30 dias.

Leia nossa análise completa da ExpressVPN.

2. NordVPN

PRÓS

CONTRAS

Melhor preço: $ 3,71 / mês no plano de 2 anos. Veja todos os planos disponíveis.

Se você já estava procurando por um serviço VPN, com certeza já ouviu falar da NordVPN.

O serviço está entre os maiores do mercado nos últimos anos, e vem em segundo lugar em nossa lista dos melhores VPNs de 2020. 

NordVPN é um serviço VPN muito bom. Seu aplicativo VPN é simples e fácil de usar, e você pode configurá-lo em poucos minutos.

Ele funciona com as plataformas de streaming mais populares, como Netflix e Disney +, e também vem com servidores VPN dedicados para P2P / torrenting e Tor.

NordVPN é um serviço VPN rápido. Você terá as melhores velocidades se conectar-se a um servidor VPN mais próximo, mas ele também não te deixará na mão caso deseje conectar-se a servidores longes.

A maior vantagem da NordVPN é, sem dúvida, sua criptografia e segurança. Como uma oferta exclusiva, você obtém algo chamado criptografia dupla .

Na prática, isso significa que seu tráfego não é apenas enviado a um servidor no exterior, mas também por meio de dois servidores diferentes para maior criptografia.

Como a ExpressVPN, a NordVPN oferece criptografia AES de 265 bits.

Alguns podem argumentar que NordVPN é um programa VPN muito simples, mesmo assim é uma VPN que oferece o necessário para você se sentir seguro ao navegar na internet a um preço camarada.

A NordVPN oferece provavelmente o serviço mais barato em termos de qualidade. Clique aqui para ver todos os planos disponíveis!

NordVPN também oferece um período de teste, com garantia de reembolso de até 30 dias sem risco.

Leia nossa análise completa do NordVPN.

3- Surfshark

PRÓS

CONTRAS

Melhor preço: R$14,06 / mês no plano de 12 meses + 12 meses de GRATIS. Veja todos os planos disponíveis.

O Surfshark é um dos poucos serviços VPN mais novos que pode realmente competir com os melhores serviços VPN de 2020. 

O serviço oferece todas as funções básicas, como registro zero, desbloqueio de serviços de streaming como a Netflix e um interruptor de desligamento, mas ao mesmo tempo oferece alguns benefícios extras para você como usuário.

Entre outras coisas, a facilidade de uso é muito boa, algo que muitos serviços VPN parecem ter dificuldades.

A interface do Surfshark é muito fácil e intuitiva de usar, tanto na versão para PC quanto para dispositivo móvel, seja Android ou iOS.

Com 50 países diferentes, o Surfshark oferece uma seleção muito ampla, já que a média do setor está em torno de 30 países.

Existem também cerca de 500 servidores diferentes espalhados por esses países, então você pode escolher os mais rápidos, para experimentar o melhor streaming.

Quando se trata da velocidade do serviço VPN, você não precisa se preocupar. Mesmo que você esteja no meio de um jogo, assistindo a filmes em HD ou apenas navegando pela internet, dificilmente perceberá que a velocidade diminui.

Outro destaque com o Surfshark é em relação ao preço. O valor pode chegar a US$ 2,49 por mês nos planos mais longos, fazendo com que ofereça uma das VPNs mais baratas do mercado. Veja os planos disponíveis!

Além disso, você poderá cancelar o serviço dentro do período de 30 dias, sem nenhuma dor de cabeça, caso não tenha gostado do serviço ou simplesmente mudado de ideia.

Como configurar a VPN no seu celular?

1- Configuração Manual através das configurações do seu celular.

Existem duas formas para configurar a VPN no seu celular, a forma manual através das configurações do seu celular e a forma mais rápida e intuitiva que é através do App VPN do provedor VPN. 

Configuração manual de VPN no Android

    1. Abra o menu ‘Configurações’ do telefone. Lembre-se de que as instruções abaixo podem variar dependendo do dispositivo que você possui.
    2. Toque em ‘Wi-Fi e Internet’ ou ‘Redes sem fio e outras’. Você precisa ir para a página de ‘Configurações de rede’ do seu celular.
    3. Toque em ‘VPN’. Em alguns dispositivos, pode ser necessário expandir as opções tocando primeiro em ‘Mais’.
    4. Toque no ‘sinal de mais’ no canto superior direito. Se você não ver um, será necessário abrir o menu de ‘Opções avançadas’ (geralmente tocando no ícone de três pontos verticais).
    5. Insira as informações necessárias, como endereço do servidor, nome de usuário e senha. Essas informações serão fornecidas a você pelo administrador da rede.

 

Porém, isso tem suas limitações. O recurso integrado vem com suporte para PPTP, L2TP e IPSec. Nenhum deles é a opção mais segura e o PPTP, em particular, está bastante desatualizado.

Apenas use este método se for absolutamente necessário. 

Configuração manual de VPN no IOS

  1. Abra as ‘Configurações’ na tela inicial.
  2. Toque em ‘Geral’.
  3. Seleccione ‘VPN’.
  4. Clique em ‘Adicionar configuração VPN’.
  5. Clique ‘Tipo’.
    Selecione o tipo do protocolo VPN IKEv2, IPSec ou L2TP.
  6. Se mudar de ideia, você pode tocar em ‘Cancelar’, no canto superior esquerdo para voltar.
  7. Insira as informações de configurações de VPN, incluindo descrição, servidor e ID.
  8. Digite seu login de autenticação, incluindo seu nome de usuário e senha.
  9. Se você usa um proxy, habilite-o tocando em ‘Manual ou Automático’, dependendo de suas preferências.
  10. Clique ‘Concluído’.
  11. Em ‘Configurações de VPN’, ative o botão ‘Status’.

 

Apenas use este método se for absolutamente necessário.  

2- Configuração através do App do provedor de VPN

A maneira mais fácil de configurar uma VPN em seu celular é por meio de um provedor VPN, como os listados acima. 

  1. Faça o download do app do provedor de VPN escolhido pela Apple Store ou Play Store, de acordo com o sistema operacional do seu celular.
  2. Abra-o e faça login em sua conta.
  3. Depois de entrar, você terá que dar permissão para adicionar uma configuração VPN ao celular.
  4. Toque em ‘Permitir’ para que a VPN seja configurada no seu celular automaticamente.
  5. Em seguida, será solicitado que insira sua senha ou Touch ID para dar permissão para alterar as configurações de VPN. Digite sua senha ou ative o Touch ID.
  6. Assim que a VPN estiver habilitada, você pode selecioná-la e conectá-la a qualquer momento sem ter que abrir o aplicativo novamente (use o aplicativo para alterar a localização e ajustar outras configurações).

 

Se você quiser saber mais sobre VPN no celular, veja abaixo as respostas das principais perguntas sobre o tema.

Como funciona a VPN no celular?

A VPN cria um túnel criptografado com a Internet entre o seu dispositivo e um servidor privado. 

Isso significa que seus dados estão protegidos dos provedores de serviços da Internet (ISPs) e de qualquer um que tente visualizá-los. Eles apenas podem ver que os dados estão sendo transferidos, mas não quais são estes dados.

O servidor privado envia seu tráfego para o site ou serviço que deseja acessar, fazendo com que a solicitação pareça que veio do local do servidor VPN e não do local do seu dispositivo.

Veja o passo a passo de como funciona a VPN no seu dispositivo:

1- O app VPN em seu dispositivo procura o endereço IP do servidor VPN escolhido e inicia uma conexão.

2- O servidor VPN cria um túnel criptografado seguro.

3- Seu tráfego de Internet é enviado através do túnel criptografado para o servidor VPN.

4- O servidor descriptografa o tráfego e o encaminha para o site ou serviço desejado.

5- Quando o site envia informações de volta ao seu dispositivo, elas passam novamente pelo túnel criptografado do servidor VPN e descriptografado pelo app do dispositivo.

Ficou na dúvida sobre o que é criptografia? Não se preocupe que iremos explicar.

Criptografia é o processo de transformar uma sequência de dados de texto simples em um código indecifrável, de modo que apenas aqueles que possuem a “chave” de descriptografia correta possam desvendá-lo.

A criptografia deve ser forte e atualizada para proteger seus dados e melhorar a privacidade e segurança online. Leia sobre os tipos de protocolos aqui!

Posso usar a VPN para celular no meu PC?

Sim! Todas VPNs recomendadas oferecem apps criados especialmente para MacOS e Windows – portanto, você pode proteger todos os seus dispositivos com uma única conta, além de disponibilizar apps no idioma português.

VPN gratuitas para celular são seguras?

Ao pesquisar aplicativos gratuitos de VPN na Play Store do Google ou na Apple Store, você vai encontrar centenas de aplicativos, mas muitos deles têm sérias falhas de privacidade e segurança. 

Além dos problemas citados acima, muitas VPNs gratuitas são limitadas, ou seja, possuem poucos locais com servidores VPN, permissões de dados limitados, velocidades lentas de download e streaming, não desbloqueiam a Netflix americana e de outros países de forma eficiente e anúncios indesejados .

No entanto, todos os provedores de VPN que recomendamos dão um período de testes com garantia de reembolso de 30 dias ou mais.

Você poderá experimentar o serviço de VPN completo durante a garantia e, caso não esteja satisfeito, poderá cancelar sem custo algum.

Veja a nossa lista de descontos ativos!

Quanto custa uma VPN?

Uma assinatura de um mês para um serviço VPN custa, em média, cerca de US $ 10,00 – mas esse nunca é o melhor preço.

As assinaturas VPN geralmente são cobradas mensalmente, anualmente, a cada dois anos ou, ocasionalmente, a cada três anos. 

Quanto maior o período do plano, mais barato será o custo mensal equivalente.

Veja os descontos disponíveis e aproveite as melhores ofertas de VPN!

Se você realmente não quer gastar dinheiro, existem maneiras de usar VPNs pagas gratuitamente

Se não quiser se comprometer com uma assinatura completa, tente uma VPN que ofereça uma garantia de devolução do dinheiro.

Nossa recomendação número um é a ExpressVPN, que oferece um período de teste de 30 dias e, antes do período da garantia expirar, você poderá solicitar o reembolso total, sem nenhum questionamento. Experimente Agora a ExpressVPN!

Conclusão

Você é aquele tipo de pessoa que guarda tudo no celular? Usa o wifi gratuito sempre que tem disponível? Adora assistir filmes ou séries no celular? Gostaria de ter acesso a Netflix americana? 

Se respondeu sim para uma ou todas as perguntas acima, você precisa urgentemente de uma VPN no seu celular.

A VPN irá proteger os seus dados pessoais sempre que você acessar uma rede wifi gratuita, irá proporcionar um mundo sem fronteiras geográficas, pois irá desbloquear os seus programas internacionais preferidos, além de melhorar a velocidade de streaming ao assistir seus programas favoritos em HD com pouco buffer.

Não perca mais tempo! Veja a lista com as melhores VPNs de 2020!