Melhor VPN para China

*Última atualização em: 04/01/2021

A China exerce um forte controle de acesso à internet, com uma das mais rigorosas leis de censura do mundo, bloqueando diversos sites no país. 

Este controle é feito através do chamado ‘Grande Firewall da China’ (GFW), que abrange desde a legislação até o uso de tecnologias de filtragem.

O Grande Firewall da China concede às autoridades chinesas o poder de monitorar e restringir o acesso à Internet a qualquer pessoa sediada na China continental, através dos seguintes métodos:

  • Bloqueio de IP – bloqueio de endereços IP de sites proibidos
  • Filtragem de palavras-chave e URL – verificação de sites e URLs para localizar termos proibidos
  • Inspeção profunda de pacotes (DPI) – a inspeção de cabeçalhos em pacotes de dados para detectar o endereço IP de destino (site)
  • Ações manuais – Uso de milhares de trabalhadores que, manualmente, censuram conteúdo proibido

As VPNs para a China prometem desbloquear sites e aplicativos proibidos neste país, como o Gmail, Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp, permitindo o acesso ao seu e-mail e suas mídias sociais.

Porém, as novas regras praticadas pelo governo, conseguem bloquear até mesmo alguns serviços de VPN, tornando ainda mais difícil encontrar uma maneira de contornar a barreira e acessar os serviços mais populares no mundo ocidental.

Para “furar” o bloqueio, as VPNs mudam o seu endereço de IP de forma segura, impedindo assim que o “Grande Firewall da China” veja o que você está acessando online.

Melhores VPNs para China

Portanto, para desbloquear o acesso a sites proibidos na China, o serviço de VPN deve ser capaz de criptografar e esconder o seu tráfego de internet. 

Muitos serviços de VPN prometem isso, mas será que é verdade?

Alguns até conseguem por um tempo ou para alguns sites específicos mas, em geral, os que têm mais sucesso são os ExpressVPN, NordVPN e Surfshark.

1. ExpressVPN - Melhor VPN para China

PRÓS

CONTRAS

Melhor preço: $ 6,67 / mês no plano de 12 meses + 3 meses GRATIS. Veja todos os planos disponíveis.

A ExpressVPN usa criptografia de nível militar AES de 256 bits, para romper a tecnologia de censura da China. 

Também mantém seu dispositivo protegido o tempo todo com seu kill switch automático que, em caso de instabilidade na conexão à internet, bloqueia todo o tráfego online até que a conexão VPN seja restaurada com segurança.

Além disso, oferece servidores VPN rápidos e otimizados para a China, sem registro de atividades e sem vazamentos de IP, DNS ou WebRTC.

ExpressVPN também oferece um período de teste, com garantia de devolução do dinheiro em 30 dias sem risco e sem dor de cabeça.

2. NordVPN

PRÓS

CONTRAS

Melhor preço: $ 3,71 / mês no plano de 2 anos. Veja todos os planos disponíveis.

A NordVPN oferece 5.390 servidores em várias partes do mundo.

A NordVPN tem servidores próximos da China (Hong Kong, Cingapura, Taiwan e Japão, o que garante excelentes velocidades para usuários na China.

A NordVPN usa criptografia AES de 256 bits para proteger os dados dos usuários, que também muda o seu endereço IP e o local.

A NordVPN também usa o Kill Switch de VPN , que monitora a conexão com o servidor VPN e, caso a conexão caia, o Kill Switch impede que o dispositivo – ou os aplicativos definidos pelo usuário – acesse a internet.

Por fim, mas não menos importante, a NordVPN oferece um ótimo serviço de suporte, disponível 24 horas por dia, 7 dia por semana,

Caso queira testar a NordVPN, você pode utilizar a garantia de reembolso em até 30 dias.

3- Surfshark

PRÓS

CONTRAS

Melhor preço: R$14,06 / mês no plano de 12 meses + 12 meses de GRATIS. Veja todos os planos disponíveis.

O Surfshark oferece mais de 1000 servidores em mais de 61 países, e também vários servidores de alta velocidade próximos à China. Para famílias com vários dispositivos, o Surfshark permite conexões simultâneas ilimitadas com uma única conta.

Para ajudar a contornar a censura na China, também disponibiliza o modo NoBorders que, quando ativado, conecta o usuário a um servidor com acesso irrestrito à internet.

Além disso, usa a criptografia AES-256-GCM, líder do setor, para garantir que o tráfego da Internet seja seguro, além de recursos de proteção contra vazamentos.

FAQ

1- O que é o “Grande Firewall da China (Great Firewall of China)”?

O “Grande Firewall da China” é um conjunto de legislações e tecnologias de filtragem com a finalidade de controlar o acesso à internet, bloqueando diversos sites com termos proibidos e monitorando o uso dos internautas da China continental.

2- Por que usar uma VPN na China?

As VPNs desbloqueiam sites e aplicativos proibidos na China (por exmplo Gmail, Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp), através de criptografia e ferramentas de ofuscação do tráfego de internet.

3- As VPNs são legais na China?

Apenas as VPNs aprovadas pelo governo são permitidas.

Os serviços de VPN precisam obter aprovação do governo Chinês antes de poderem operar, e geralmente precisam concordar em registrar e compartilhar dados do usuário com as autoridades locais, o que torna inútil o uso da VPN para privacidade. 

O uso de uma VPN não aprovada pode resultar em multas, embora normalmente seja aplicada apenas a cidadãos chineses e não aos estrangeiros.

4- As VPNs funcionam 100% na China?

Mesmo as melhores VPNs, que utilizem ótimas ferramentas tecnológicas para burlar o controle do governo chinês, podem parar de funcionar na China.

Quando ocorre isto, é possível reestabelecer o serviço VPN utilizando um servidor diferente ou alterando o protocolo VPN.

Se ainda assim não for possível reestabelecer o serviço, a única alternativa é entrar em contato com o suporte ao cliente do seu provedor, o que será complicado, pois muitos sites VPN são proibidos na China.

Portanto, a melhor forma de garantir o acesso à internet através de uma VPN segura, é contratar uma segunda assinatura VPN, para que ela sirva de backup, em caso de problemas.

5- Como usar a VPN na China?

Estando na China, é possível baixar apenas as VPNs aprovadas pelo governo. Portanto, é recomendável baixar e instalar sua VPN antes de chegar à China, para que tenha garantia de privacidade e acesso a sites bloqueados na China continental.

6- Posso assistir Netflix na China?

A Netflix é bloqueada na China, no entanto, através de um bom servidor VPN, é possível acessar este e outros serviços de streaming estando na China. Veja a lista com as melhores VPNs para Netflix.

7- As VPNs gratuitas funcionam na China?

Normalmente as VPNs gratuitas não oferecem toda a tecnologia necessária para contornar o “Grande Firewall da China”.

Alguns serviços de VPN gratuitos para aplicativos móveis podem funcionar, mas são lentos e provavelmente permitem o registro da sua atividade na web pelas autoridades chinesas.

Portanto, para utilizar a Internet de maneira confiável na China continental, é melhor pagar uma pequena taxa mensal por uma VPN que possua tecnologia de ofuscação, como as que recomendamos.

Veja nossa lista com as melhores VPNs para a China.

8- Preciso de uma VPN em Hong Kong e Taiwan?

É possível acessar sites populares como YouTube, Facebook e Google em Hong Kong e Taiwan sem uma VPN.

9- É legal usar uma VPN na China como turista?

Apenas as VPNs aprovadas pelo governo são permitidas. Apesar de não ser permitido o uso de VPN, mesmo por turistas, e ter multa prevista em lei, a punição normalmente é aplicada apenas aos chineses locais.